quinta-feira, 30 de junho de 2016

PLANO DE AÇÃO TECNOLÓGICO E PEDAGÓGICO- NTM 2015



PLANO TECNOLÓGICO E PEDAGÓGICO
 ADEQUAÇÕES DO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL MUNICIPAL DE TERRA NOVA DO NORTE




MILTON JOSÉ TONIAZZO
Prefeito Municipal
JAIRO DAL PUPO
Secretário Municipal de Educação
THALLES FERNANDO DE ANDRADE MONTEIRO
Coordenador UNDIME-MT


                     


APRESENTAÇÃO



O município de Terra Nova do Norte, localizado na região Norte do Estado conquistou a emancipação político-administrativa no dia 13 de maio de 1986 e de acordo com dados do último senso IBGE (2010) o município conta mais de 11 mil habitantes. Sua economia está basicamente ligada à agropecuária e a maior parte de seus habitantes recebe entre 02 e 04 salários mínimos.
A Prefeitura Municipal de Terra Nova do Norte está localizada na Avenida Clóves Felício Vetoratto, nº1001, Centro, com CNPJ: 01.978.212/0001-00 e E-mail: gabinete@terranovadonorte.mt.gov.br.
Quanto à educação na Rede Municipal de Ensino, esta conta com 01 unidade escolar de Educação Infantil e 09 unidades escolares da Educação Infantil ao Ensino fundamental, com cerca de aproximadamente 1.248 alunos matriculados. A Rede Estadual de Ensino conta com 05 unidades escolares de Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação para Jovens e Adultos, com cerca de aproximadamente 1.575 alunos. O desenvolvimento do sistema educacional em Terra Nova do Norte ocorreu de modo paralelo ao crescimento nos âmbitos populacional e econômico.
Quanto a sua infraestrutura o município conta com 80% de água encanada e tratada, com 40% de asfaltamento e 100% de coleta de lixo. Possui somente um hospital público e diversos postos de saúde espalhados pelas comunidades.
A Educação Pública de Terra Nova do Norte passou por processos diversos, desde meados da década de 90 até hoje. Isso culminou com um histórico bastante complexo construído de forma compartilhada e com foco na aprendizagem significativa do educando. Historicamente, várias ações foram se constituindo num permanente exercício de parcerias que envolveram as redes públicas municipal e estadual.
Projetos e Programas como Gestão compartilhada, Gestão Única, formação acadêmica - GerAção, NEAD (UFMT) , UNEMAT, Quem Sabe Faz a Hora, NTE e hoje, Educação do Campo, fazem parte  de uma construção coletiva e cultura de cooperação que vem se desenvolvendo desde a década de 1990 até hoje. Como o resultado desse dinâmico processo é ação/ reflexão/ação a equipe de formação continuada é necessária para mediar, articular e mobilizar os diversos níveis de projetos existentes, que surgem a partir da realidade das escolas, e envolvem toda a comunidade escolar: gestores, coordenadores, professores, técnicos administrativos e de apoio, alunos e pais.
Concomitante a isso, centralizamos espaços de qualidade em equipamentos, como no NTE(Município, Estado e MEC) com laboratório de informática, internet, auditório, equipamentos de TV, DVD e demais mobiliários.
 Diante desta realidade, tanto no que se refere à qualidade singular na estruturação dos espaços físicos e equipamentos, bem como na equipe de formação, faz-se necessário reorganizar um espaço de formação contínua para que possamos aliar as políticas de formação do Mec (ProInfo), da Seduc (Cefapro) com os interesses e necessidades dos profissionais das escolas públicas de Terra Nova do Norte.









JUSTIFICATIVA

A iniciativa do município de Terra Nova do Norte em implantar o Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal, se fortalece pela urgência na inclusão digital a todos os cidadãos. Este ainda é um desafio no século XXI, pois com o ingresso da informática na política capitalista globalizada, faz-se necessário a formação/qualificação dos profissionais do município, que atualmente perfazem aproximadamente 187 profissionais estaduais e 170 municipais. Com foco nesse grupo de servidores e por considerar que a tecnologia é atualmente uma das mais importantes ferramentas de inclusão social é que nos propomos a realizar esse investimento em tecnologia, não tão somente em estruturas e equipamentos, mas principalmente na formação humana daqueles que são os sujeitos partícipes da inclusão social.
A proposta se fundamenta na formação de uma equipe de profissionais embasados na construção de um espaço dinâmico, processual, destinado ao estabelecimento de uma Rede de acesso aos Conhecimentos necessários, uma formação contínua para os profissionais da Educação da rede pública bem como um ponto de acesso à comunidade escolar (pais, alunos) especialmente para suprir a necessidade de ampliação de saberes necessários ao desenvolvimento dos projetos gerados a partir da realidade das escolas.
A criação e ressignificação de um ambiente de excelência (com Laboratório de Informática, equipamentos de TV, DVD e de Teleconferência e demais mobiliários) servirão de base para o estabelecimento de relações de intercomunicação entre escolas, comunidades e entidades como universidades, centros de pesquisa e institutos que estabeleçam relações de conhecimento formal e informal e, com isso, possibilitem o acesso a seminários, cursos, palestras e teleconferências relacionados a projetos em andamento nas escolas e respectivas comunidades.
O trabalho de intermediação de conhecimentos entre as diferentes entidades será feito por uma equipe de formadores/tutores, que atuarão através de orientação via modalidade - presencial e a distância.
Além disso, fruto de um trabalho conjunto entre Secretaria Municipal de Educação, do Estado - SEDUC e Ministério de Educação, a rede de escolas públicas do município de Terra Nova do Norte está estruturada com equipamentos tecnológicos e internet que possibilitam o gerenciamento da gestão administrativa e pedagógica das mesmas. Possuem equipamentos, computadores com internet, TV, DVD, Data show para planejamento das ações, estudos e pesquisa para os professores.
Também temos, as escolas públicas em nosso município, com Laboratório de Informática implantado em parceria com o ProInfo/MEC e SEDUC (E.E.12 de Abril, E.E. Lucas A.Toniazzo, E. E.Chapeuzinho Vermelho, E.E. Norberto Schwantes, E.M. Minuano. E M. Xanxerê, E.M. Norberto Schwantes, E.M. Charrua, E.M. Ribeirão Bonito, E.M. Vista Alegre, E.M. Chapeuzinho Vermelho, E.M. Miraguaí e APAE), a maioria com acesso à internet.                                           
Outra característica específica já citada acima, que demanda formação se refere à estruturação da maioria das escolas do interior com a proposta de Educação do Campo, centrado na Pedagogia da Alternância, experiência piloto de Educação do Campo pela Prefeitura Municipal de Terra Nova do Norte, em parceria com cooperativas, movimentos sociais, Governo do Estado e UNEMAT que requer formação continuada específica, bem como um conjunto de equipamentos e espaços auxiliares na produção e socialização de conhecimentos capazes de garantir a ação/reflexão/ação e desenvolver ações e saberes focados na formação contínua de educadores do campo.
 Esta realidade nos desafia a organizar e gerir uma demanda de formação para os professores de sala de aula e de laboratório, para direção e coordenação, para os técnicos administrativos educacionais, de apoio administrativo educacional no sentido de viabilizar a melhoria e qualidade de ensino para os educandos das escolas públicas do município.



DADOS DO PROPONENTE - PREFEITO

Nome: Milton José Toniazzo
Data de Nascimento: 15/04/1957
CPF: 227.896.930-72
RG: 1003.5055.73   Data de Expedição: 01/01/2001  Órgão Expedidor: SSP/RS
E-mail: milton_toniazzo@hotmail.com
Telefone: (66) 9629-8051
Endereço Residencial: Trav. Lucas Toniazzo, nº 93, centro.
Formação: Ensino Médio



DADOS DO PROPONENTE - DME

Nome: Jairo Dal’Pupo
Data de Nascimento: 29/01/1959
CPF: 366.908.050-34
RG: 6020155203-6                                       Data de Expedição: 13/05/1980
E-mail alternativo:
Telefone: 66-9965-8148
Endereço Residencial: Rua da Liberdade, nº 147- Centro
Graduação: matemática
Especialização: Educação Matemática




EQUIPE DE TRABALHO

Coordenação do NTM
01 Professor (a) Licenciado para atuar como Coordenador (a) / Professor Formador (a) em Tecnologia Educacional
Nome: Isaura Gorete De Carli
Data de Nascimento: 27/04/1966
CPF: 474015591-53
RG: 22239375     - SSP/MT                     Data de Expedição: 05/12/2007
E-mail: isauradecarli@yahoo.com.br
E-mail alternativo: isauradecarli27@gmail.com
Telefone: 66-9607-6586, 66-3534-1792, 1455 e 1258
Endereço Residencial: Rua Rui Barbosa, 450,    Bairro União
Cidade: Terra Nova do Norte                                 UF: MT
Graduação: Pedagogia pela UFMT- Universidade Federal de Mato Grosso
Cursando Letras e Espanhol- 4º Semestre- UNIFLOR- Guarantã do Norte-MT
Especialização: Metodologia das Ciências e suas Tecnologias na Educação
Básica (FIVE-MT), Psicopedagogia Clínica e Institucional (FIVE-MT), Língua Brasileira de Sinais – (UNIFLOR-MT) e Educação Especial (UNIFLOR-MT)


01 Professor (a) / Técnico (a) licenciado para atuar com Funções Técnicas, Administrativas e Formação:  
Nome: Joyce Rovari Manzutti
Data de Nascimento: 16/08/1983
CPF: 98990322120
RG: 001366295  - SSP/MS                Data de Expedição: 11/08/2006
E-mail: joycerovari@yahoo.com.br
E-mail alternativo: joycerovarim@gmail.com
Telefone: , 66-3534-1792, 1455 e 1258
Endereço Residencial: Avenida Norberto Schwantes
Cidade: Terra Nova do Norte                                 UF: MT
Graduação: Pedagogia
Especialização: Didática do Ensino Superior – Universidade de Cuiabá-UNIC

01 Professor (a) / Técnico (a) licenciado para atuar com Funções Técnicas, Administrativas e Formação
Nome: Jefferson Henkes Marcolini
Data de Nascimento: 10/07/1992
CPF:  039.855.06116
RG: 2262922-0                                       Data de Expedição: 11/03/2008
E-mail alternativo: jeffersonmarcolinii@hotmail.com
Telefone: (66) 9624-2997, 3534-1455
Endereço Residencial: Estrada Linha Esperança, Chácara. Sta. Terezinha, S/Nº
Cidade: Terra Nova do Norte                       UF: MT
Graduação: Licenciatura em Computação (Cursando)

01 Técnico de suporte de informática licenciado ou bacharel para atuar com Funções Técnicas
Nome: Miquéias Feitosa Silva
Data de Nascimento: 24/06/1995
CPF: 0261747164
RG: 24030872 – SSP/MT                          Data de Expedição: 30/07/2009
E-mail: m.feitosasilva@gmail.com
E-mail alternativo:
Telefone: (66) 99068432
Endereço Residencial: Bairro Vista Alegre
Cidade: Terra Nova do Norte                        UF: MT
Graduação: Cursando Licenciatura em Computação


01 Apoio/Zelador (a)
Nome: Glaucia de Oliveira Goedert
Data de Nascimento: 15/03/1982
CPF: 962.943.881-04
RG: 1482226-1                            Data de Expedição: 12/09/2000
E-mail: glauciagoedert@yahoo.com.br
Telefone: (66) 9606-3332
Endereço Residencial: Rua Olavo Bilac, nº 99, centro
Cidade:  Terra Nova do Norte                    UF: MT
Graduação: Pedagogia- UNIASSELVI/UNICIC





































Nenhum comentário: